Vivendo Medicina Especializada

Toggl Menu

Tonometria

DEFINIÇÃO E INDICAÇÕES

Medida da pressão intra-ocular baseando-se no contato de um instrumento à superfície da córnea previamente anestesiada. O exame não é desconfortável, mas é necessária colaboração do paciente para fixação do olhar. O exame tem resultado em mmHg e há uma faixa de normalidade, embora existam diferentes limites de tolerabilidade.
A faixa de normalidade para a pressão ocular varia de 10 a 20 mmHg, Tonometria de aplanação é indicada para diagnosticar e acompanhar casos de hipertensão ocular secundária a medicamentos tópicos (colírios, havendo indicação deste exame em períodos pré e pós-operatórios de cirurgias oculares: catarata, glaucoma, refrativa, transplante de córnea, descolamento de retina, vitrectomia).
Em caso de hipertensão ocular relacionada ao dano glaucomatoso do disco óptico, caracteriza-se a doença glaucoma, tornando este exame essencial para o acompanhamento de portadores, avaliando a efetividade do tratamento anti-glaucomatoso a longo prazo (idealmente a cada 3 meses e em mensurações seriadas repetidas em horários diferentes).
Este exame também é indicado para diagnóstico e acompanhamento de casos de hipotonia do bulbo e distúrbios da pressão ocular após traumatismo.

 

ORIENTAÇÕES NECESSÁRIAS

REGIÕES ESTUDADAS

Segmento anterior do olho, obtendo-se a quantificação da pressão intra-ocular ou pressão ocular.

 

INTERPRETAÇÃO E COMENTÁRIOS

 

O glaucoma é uma doença crônica e evolutiva em caso de não tratamento.
A pressão ocular alta deverá ser tratada pois é pouco tolerada pelas fibras nervosas do nervo óptico. Havendo perda destas fibras, ocorre um defeito no campo visual caracterizando-se assim a doença glaucomatosa.

 

Mais exames oferecidos

> Angiofluoresceinografia fluorescente > Campimetria ou campo visual > Gonioscopia > Mapeamento de retina > Microscopia especular > Paquimetria ultra sonica > Retinografia colorida > Tomografia de coerencia optica > Tonometria > Topografia de cornea